Rondônia
Detran implanta prova prática com validação digital em Rondônia; entenda como funciona
Compartilhe:
![](https://www.onortao.com.br/wp-content/uploads/2022/11/pessoa-dirigindo-.webp)
O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) iniciou nesta terça-feira (22) a implantação da prova prática digital para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A ideia é trazer mais segurança e agilidade durante o processo de habilitação dos condutores, segundo o órgão. Com a novidade, os examinadores passam a lançar os dados em tempo real, diretamente no sistema do Detran-RO, diminuindo a espera dos resultados das provas.
Como vai funcionar?
Antes de passar pela prova prática os condutores precisam:
- ser aprovados no exame teórico,
- obter Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), que é de porte obrigatório durante a realização do curso prático, e
- cumprir todas as horas previstas no curso prático de direção nos Centro de Formação de Condutores
E quando chegar o dia da prova prática?
Momentos antes de fazer a prova, para evitar fraudes, o candidato terá sua biometria e foto conferidas no sistema digital.
No veículo, assim que receber o comando do examinador para iniciar a prova, o aluno pode colocar os equipamentos de segurança, dar a partida e cumprir o que for solicitado.
Ainda durante a prova, com a implantação do procedimento digital, os examinadores passam a lançar erros, acertos e os resultados, diretamente no sistema do Detran-RO por meio de tablets. Fazendo com que o resultado seja emitido automaticamente.
![Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de Rondônia — Foto: Daiane Mendonça/Secom](https://s2.glbimg.com/cmVNuqzzRrrHZ6MtuhrLFB5030Y=/0x0:768x474/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/y/i/A0L7f7Qru82iOeJekKcg/carteira-nacional-de-habilitacao-cnh-detran-27.08.20-foto-daiane-mendonca-7-768x474.jpg)
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de Rondônia — Foto: Daiane Mendonça/Secom
O Detran-RO informou que além da diminuição no tempo de espera dos condutores, a prova prática digital traz economia para a Autarquia nos gastos com papel, impressoras, toners e demais insumos e recursos administrativos.